Fazedores de Sorte

The Lucksmiths são um grupo de indie pop nascido há 15 anos em Melbourne, Australia. Pensava que a Australia produzia, para mim (sim gosto de pensar que tenho uma linha directa com a Austrália), apenas actores e actrizes que me façam aquele bonding adorável e ilusório de uma co-identidade com alguém que não conhecemos, tipo Russel Crowe e eu (grandes amigos).

Afinal também produz esse tipo de bonding em música, novidade!, (não estavam à espera que eu pussesse aqui Men At Work) e uma destas noites, nas minhas viagens pela insónia e pelo myspace e imeem, descobri estes camaradas. Fazem ligação directa com os meus bem amados Kings of Convenience no estilo, mas são bem mais vivaços e com lyrics bastante diferentes. Contam-me mais histórias (sei que devia ser estórias mas gosto do H) e têm uma sonoridade mais rica graças a um baterista inspirador que abre quase todas as músicas.
Abre, e canta e escreve, é um artista. Chama-se Tali White. Além dele, consta que as lyrics são escritas por todos os elementos, (não numa só canção, cada gajo escreve a sua claro) e isto é algo que diz muito acerca da identidade como banda. Não há muitos baixistas ou segundos guitarristas a escrever músicas para o grupo (o zé pedro dos xutos não conta, porra).

Enfim, ainda não saltam à frente da dupla nórdica nem nada que se pareça, mas estão a ganhar um belo lugar na minha lista preferencial principalmente pelos vários albuns que já têm editados. Gostei de ver que têm como influências os Smiths, Lloyd Cole e Belle & Sebastien, et al.

Lucksmiths - a minha prenda de Natal para vocês, meia dúzia de leitores, e para os meus ouvidos. Sugiro que oiçam "21", "Camera Shy" e "Deep Sea Swimming Suit". Isto, se já não os conhecem, visto que eles andam aí ha quase 20 anos no fim de contas e isso é tempo pa caraças...

Sobre esta música, "Umbrella", tenho a dizer que me faz lembrar aquela parte dos filmes que se passa entre o "tudo perfeito, que acabou" e o "tudo perfeito de novo". A parte em que a acção secundária decorre, mais ou menos coerentemente, com mais ou menos piada, mas que lembra sempre transição mais que estabilidade. Musicalmente, guitarra e harmónica trazem-me à memória uma entrada do Ryan Adams e conquistaram-me. Também gosto da forma vagamente embriagada da letra e da canção em si. Enfim, check it.

lyrics aqui (random site)


Umbrella - The Lucksmiths

3 desocupados:

joana disse...

para austrália, só digo uma coisa:


CUT COPY <3

Manuel Martins Barbosa disse...

isso sao tipo, 2 coisas e um coraçao. xP

k disse...

eu cá tenho predileccao plo canadá. tudo qie lindo é do canadá! (em termos musicais , porque em termos de gajos é a belgica q ganha - ok, piada mais futil e previsivel da minha vida)


obrigada manel por esta prendinha de natal. agora só te falta a minha prenda de anos! :D