Inherent in this civilization of consumption and technology is the waste
and destruction of the vulnerable earth. The mythic world we create in our
photographs mirrors our world, where nature is domesticated and
controlled.
The scenes we depict however, display futile attempts to save or rejuvenate
nature. We portray these attempts within our work by inventing machines and
contraptions from junk and obsolete equipment. These contraptions are intended
to help the character we portray to jump-start a dying planet.
We patch holes in the sky, create rain machines, chase storms to create
electricity, communicate with the earth to learn its needs. Within these scenes,
we create less refined, less scientific, more ritualistic and poetic
possibilities to work with nature rather than destroy it.»
Robert and Shana ParkeHarrison
Já os tinha descoberto há algum tempo, mas só agora me lembrei de fazer um post para partilhar. Robert e Shana ParkeHarrison são casados e devem ter uma vida incrivel, quanto mais não seja pela visão que partilham do mundo e do que se passa com ele. O talento é inegável, na capacidade de imaginar e na montagem de cenários que criam.
A personagem desta linha de fotos, "The Architect's Brother", chama-se Everyman e é representado pelo próprio Robert sem no entanto haver qualquer tentativa de auto-retrado. É, isso sim, uma condesação das várias personagens, desde o cientista ao empregado, desde o inventor davinciano ao louco. Um arquetipo de todos os homens, num último momento de lucidez para com o planeta.
Seleccionei estas 4 fotos como podia ter seleccionado tantas outras. A primeira chama-se "Tree Stories" e acho soberba a forma como um só homem tenta captar tudo o que a imensidão de àrvores lhe tenta contar. A seguir, vem "Turning on Spring" que fala por si mesma. Depois, mais complexa, "Breathing Machine"... - É fantástica. O mundo que construímos acaba por nos afundar, obriga-nos a viver debaixo de água e respirar através de uma máquina ligada a uma só preciosa folha guardada numa caixa. Para finalizar, a engenhoca incrível que permite a reflorestação em "The Shower". Neste link, está o resto desta exposição com o nome de cada foto.
Quando acabarem de absorver tudo o que "Architect's Brother" tem para oferecer, recomendo vivamente uma visita ao site oficial para que explorem as mais recentes exposições. Mas com outra preparação mental. Porque são progressivamente mais coloridas e ao mesmo tempo muito, muito mais sombrias.
0 desocupados:
Enviar um comentário