MESA e eu pelo meio


Os MESA são um grupo musical portuense, tipicamente nortenho, no tom forte e na melodia aveludada do jazz. As suas letras vagueiam entre metáforas complexas e imperceptíveis e a narração profunda de sentimentos, e são sem dúvida fruto da escola de vida artística e literária em que a vocalista Mónica Ferraz cresceu.

Nascida na Invicta, começou na dança, passou pelas objectivas da moda e vive hoje na música. Num projecto que lhe caiu à frente e que agarrou com unhas e dentes, os MESA contam ainda com a colaboraçao de João Pedro Coimbra, outro portuense, outro homem do Jazz.

Uma coisa que me fascina são as escolas de Jazz. Será possível amar o Jazz e aprender o Jazz? Ou é preciso já ter/ser o Jazz para aprender? Gostava de um dia ter entrado na Escola de Jazz do Porto, onde andou a Mónica, ter-me chegado à senhora da secretaria e, enquanto lhe lançava um sorriso maroto, pedia-lhe que me inscrevesse para aprender Jazz, já que é isso que se faz nas escolas. Agora já não vou a tempo, porque estou numa ilha.
...Aliás, uma ilha que fez muito bem à Mónica Ferraz pois foi no Festival de Jazz do Funchal (na Quinta Magnólia, logo ali a seguir ao Hospital) que, consta, a crítica lhe caiu aos pés numa das suas primeiras grandes actuações.

Os MESA têm três discos editados. Aquele que ouvi melhor foi "Vitamina" de 2005. Os singles "Vício de Ti" e "Arrefece" são de facto envolventes. E ajustam-se tão bem tantas vezes. O mais recente album, editado este ano, recebe o nome de "Para todo o mal" e têm-me adoçado o ouvir (sendo "ouvir" um substantivo nesta frase) no myspace da banda. Talvez o compre um destes dias. Escutem "Boca do Mundo Chama" e "Estrela Carente". É por causa de músicas como as deste parágrafo que ainda acredito na música portuguesa de qualidade, apesar de tudo. A rádio têm-nos bombardeado com cantares portugueses mas, quanto à qualidade....nem por isso. Não vou nomear... *tossenovadoandresardetosse*

Bom, a fechar. Outra coisa gira que descobri no myspace, foi este projecto, o UpA! Unidos para Ajudar. Nele, diversos artistas portugueses (ex: Tiago Bettencourt, Camané, Jorge Palma, Clã, Mariza) juntam-se em duetos para uma boa causa. O layout do site é espectacular e Mónica Ferraz reencontra Reininho em mais um tema, depois do brilhante "Luz Vaga". Brilhante e imbatível no género. Pena que quase ninguém conheça a música bem o suficiente no meu grupo de amigos, razão pela qual é das poucas músicas que poderia ganhar no singstar e não ganho...
  • Gosto dos MESA porque são o meu estilo. Aquele jazz não barulhento, que aquece por dentro mas que faz bater o pé. Aquele chill-out não interminável que nos faz amar a meia luz. Que dá vontade de saber as letras todas e cantar e ver concertos ao vivo em pequenas salas bonitas como o Theatro Circo em Braga ou num dos muitos espaços no Porto que ainda acreditam na música. Gosto dos MESA porque me fazem sentir coisas, obrigam-me a ir buscar sentimentos e pensamentos e trazê-los ao nível da sensação. Gosto de poder visualizar as letras e gosto da voz tranquila da Mónica Ferraz. Gosto de os ouvir no meu carro. E, coisa rara hoje em dia, gosto de os ouvir em casa sem estar a fazer um milhão de coisas com música de fundo.

1 desocupados:

Alexandra Pinto Fula disse...

Ah! Copião! Copião!

"Aquele jazz não barulhento, que aquece por dentro mas que faz bater o pé."

Sim, eles sao o teu estilo =D*