Dire Straits e eu neles

Os Dire Straits são uma banda de smoother rock, criada no final dos seventies. Ingleses de gema, marcaram o seu estilo numa época em que a batida pesada e enérgica de outros grupos dominava a cena musical. Foi com um video deles que se estreou a MTV na Europa, e tocaram no 70º aniversário de Nelson Mandela. A banda foi quase toda remodelada ao longo dos seus quase 20 anos de carreira mantendo-se Mark Knopfler como a estaca.
Dono de uma voz inconfundível e de uma maneira inimitável de seduzir a guitarra, Mark Knopfler escreveu quase todas as letras e músicas dos Dire Straits. Hoje trabalha a solo e não perdeu aquilo que é. Mas por ser tão unico corre o risco de se tornar repetitivo, e já ouvi queixas disso. Não concordo. Ou melhor, se calhar concordo e não me importo.

Oiço Dire Straits desde pequenino. Sinceramente, não posso saber se foi a minha mãe que o comprou ou se foi mesmo um dos últimos albums comprados pelo meu pai. Nunca lho vou perguntar, mas aquela cassete de "Money For Nothing" sempre andou no carro e tocava sempre em viagens mais longas. Não é fácil para nenhum de nós lidar com a bagagem emocional destas coisas, mas nunca me vou esquecer da quantidade de vezes que a minha mãe dizia "o teu pai gostava muito desta banda".

Muito provavelmente à custa disso, ainda hoje é o dia em que oiço Dire Straits como se fosse a primeira vez. Porque sei que cada dia que passa aprendi algum novo angulo sobre como olhá-los e ouvi-los, porque parecem encaixar-se sempre na minha vida de um modo ou de outro. Começaram por marcar uma época lá em casa, mas depressa voaram comigo e agora marcam tantas mais coisas e pessoas. O próprio nome da banda é algo fantástico. "dire straits" é uma expressão inglesa muito pouco usada que significa estar metido em grandes confusões...
Enquanto estiver em activo no blog, vou tentar fazer uma review dos meus 4 ou 5 singles preferidos e de todas as coisas e pessoas que me ligam a eles. Hoje não me alongo em análises nem mais uma linha que o necessário e fecho o post com o próximo parágrafo.

Sobre esta música, digo que foi das que mais ouvi o ano passado, quando me dei conta que vim para longe demais e que não consegui manter aquele abraço forte e poderoso e belo que tinha com uma das pessoas que mais amei. Ouvi esta música muitas vezes porque me identificava com ela, desde a letra à melodia. É que apesar de ser uma canção de perda, não é deprimente nem tem raiva ou rancor. É suave e apenas vagamente triste, tão triste quanto o necessário quando não podemos fazer mais nada a não ser seguir o caminho. Mas o que eu gosto mais nela é que não há as palavra "never" ou "forever". Gosto porque o caminho não fecha as portas ao regresso, se algum dia o mundo girar direito outra vez.

"So far away, Dire Straits" 1985.
music & lyrics by Mark Knopfler


Here I am again in this mean old town
And you're so far away from me
And where are you when the sun goes down
You're so far away from me

So far away from me
So far I just can't see
So far away from me
You're so far away from me

I'm tired of being in love and being all alone
When you're so far away from me
I'm tired of making out on the telephone
And you're so far away from me

So far away from me
So far I just can't see
So far away from me
You're so far away from me

I get so tired when I have to explain
Why you're so far away from me
See you been in the sun and I've been in the rain
And you're so far away from me

So far away from me
So far I just can't see
So far away from me
You're so far away from me.

1 desocupados:

k disse...

Adoro desabafos públicos.. Principalmente quando são sinceros e quando fazem levantar os pelinhos do meu braço.
O melhor dos desabafos no blog é que não há aquele constrangimento efémero, depois de ditas as coisas, aquele receio do que poderemos ouvir da outra pessoa.
Escreves, desabafa, passa. Ou fica o bichinho de desabafares outra vez, amanhã.

Produz*